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 O que é o Airsoft?

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MensagemAssunto: O que é o Airsoft?   O que é o Airsoft? Icon_minitimeQui Nov 12, 2009 11:36 am

O que é o Airsoft?

O Airsoft é uma actividade lúdica, aspirante a prática desportiva, apresentando-se como um jogo táctico em equipa, cujas regras são extremamente dinâmicas e adaptativas ao cenário envolvente. O Airsoft é praticado com armas de Softair, dispositivos portáteis que disparam esferas de plástico com seis milímetros de diâmetro, a uma energia entre 0.8 a 1.3 Joules. Mas a real virtude das aramas de Softair é o seu realismo e semelhança com armas reais.
O Airsoft praticado em Portugal é, na sua grande maioria, de vertente recreativa. Existem equipas, clubes e associações que promovem jogos realizados em propriedades privadas, podendo um ajuntamento ascender às 200 pessoas em jogo simultâneo. A beleza do Airsoft recreativo prende-se com o carácter dinâmico dos jogos. É possível imaginar mil e um cenários de combate e aplicá-los a um jogo de Airsoft disputado entre duas ou mais equipas.
O valor mais evidente desta prática é sem dúvida o Fair Play. Sem honra e maturidade, o Airsoft não funciona. Ao contrário do Paintball, em que cada jogador é marcado com tinta quando é atingido, no Airsoft a munição não pinta.
A recriação de cenários de combate em equipa é provavelmente a vertente mais praticada em todo o mundo, contudo existem esforços em aplicar o Airsoft em outras disciplinas com igual aspiração desportiva como é o caso do tiro prático, tiro de precisão, field-target, entre outros. O Airsoft é uma grande valência para o mundo do tiro, fazendo chegar um conjunto de práticas a pessoas comuns, sem grande problema. O Airsoft não advoga à violência nem uma arma de Softair pode matar. O Airsoft invoca questões como o companheirismo, o jogo em equipa, a estratégia e a táctica, a gestão e a comunicação, a coragem e a auto-valorização, o respeito pela Natureza e o respeito pelo próximo.

Onde e como se pratica Airsoft?
Antes de mais, é importante referenciar que praticar Airsoft requer bastante responsabilidade. É importante notar que:
• não se deve ocupar recintos ou terrenos de aparência baldia sem autorização prévia dos donos (seja particular, câmara municial, tribunal ou entidade bancária);
• uma arma de Softair pode suscitar pânico naqueles que não conhecem a prática, daí, mostrar a arma deverá estar reservada para recintos autorizados e longe de pessoas alheias aos jogos. Se cada um tratar a sua arma de Softair como se fosse real, a maioria dos problemas resolveriam-se. O respeito é importantíssimo;
• andar de camuflado completo na rua também é um acto condenável. É um acto de prepotência que pode causar problemas aos abusadores e igualmente à boa imagem da modalidade;
• torna-se necessário averiguar todas as condições mínimas de segurança nos locais de jogo. Uma fábrica ou edifício abandonado pode conter vários perigos que podem ser facilmente evitados se a organização dos jogos condicionar os locais de prática. Locais movimentados, como é exemplo o Sanatório de Valongo, são sítios muito maus para a prática de Airsoft. Para além de ser um edifício degradado e com bastante altura, é um espaço partilhado por jogadores de Paintball, caçadores e praticantes de todo-o-terreno.
Para começar a jogar Airsoft, o interessado deverá contactar outras equipas ou clubes (utilizando os fóruns, ou o site da FDS ). Também existem empresas que exploram o Airsoft sob a modalidade de aluguer, contudo a lei não consente o empréstimo de armas de Softair, e consequentemente o seu aluguer. Assim, é possível dizer que alugar armas de Softair consiste numa actividade ilegal. A melhor forma de começar é mesmo recorrer a clubes que possam abrir os horizontes aos novos praticantes e logo depois, comprar equipamento próprio.

O que são e como funcionam as Armas de Softair?
As armas utilizadas em jogos de Airsoft designam-se por lei como Armas de Softair. Vulgarmente chamadas de "réplicas", as armas de Softair caracterizam-se pelo realismo de funcionamento e aparência às armas reais. É possível encontrar versões de Airsoft da conhecida M16, da lendária Kalashnikov AK-47, da compacta G36C ou da moderna Steyr AUG, apenas para referir alguns exemplos. A este leque enorme de armas acrescenta-se um conjunto ainda maior de acessórios e peças que ampliam o hobby a uma outra dimensão.
O termo Airsoft advém do facto de que as armas de Softair não funcionam a pressão de ar. O mecanismo prende-se com a propulsão de ar. Daí o termo "ar suave".
As armas de Softair não podem ser convertidas em armas de fogo. Isto porque o sistema de disparo em nada se assemelha ao mecanismo de uma arma de fogo. Um corpo de uma arma de Softair, mesmo metálico, nunca aguentaria com uma explosão no seu interior. Além disso, todos os acessórios feitos para armas de Softair (miras, calhas, tapa-chamas, coronhas, entre outros) são altamente desaconselhados para armas reais pois a sua integridade ficaria automaticamente comprometida.
Quanto ao funcionamento, existem três grandes tipo de armas de Softair: as de acção manual, as eléctricas e as a gás. O primeiro tipo é destinado às armas de precisão (sniper), onde a alimentação das munições é feita manualmente e a cadência de disparo é de tiro-a-tiro. As armas eléctricas são as mais comuns pois a sua manutenção é das mais fáceis e baratas existentes. É o sistema de eleição para as armas de assalto comuns. Funcionam a bateria; Finalmente as armas a gás são as mais temperamentais. As pistolas são o melhor exemplo de aplicação de um sistema de propulsão a gás. São armas que requerem mais manutenção, mas tornam-se excelentes aliadas em jogo.

Quanto custa jogar Airsoft?Exemplo

A prática de Airsoft é extremamente mais económica do que jogar Paintball, não só no investimento inicial como na manutenção da prática. O Airsoft é mais barato ao nível das armas, consumíveis e manutenção. Vamos analisar então os números associados a cada fase, mas sempre com melhor relação preço/qualidade em mente:

* Arma de Softair JG - M4 A1 Carbine - 159€

* Bateria Sanyo mini 8,4v 600 maH - 35€

* Carregador de bateiras Económico - 5€

* Saco de 3500 munições ICS / 0,25g - 8,50€

* Fato BDU Woodland - 34,50€

* Óculos de Protecção Balísticos Radian Relevation Goggles - 25€

* Botas Security Boots Tsynumi - 34,5€

* Contas feitas: 451,5€

As munições BBs são extremamente mais baratas do que as bolas de tinta de Paintball. Sendo as armas de Airsoft eléctricas, não carecem de gastos em gás CO2. Além disso a manutenção básica de armas de Softair é extremamente simples.
(Esta lista não passa de um exemplo, nao obrigamos os membros a comprar nada do que consta nesta lista, apenas os podemos informar sobre quais materiais devem ou sao aconcelhadas comprar.)

O procedimento para guardar uma arma de airsoft após o uso da mesma será sempre da seguinte ordem:

1. Retirar o Mag.
2. Disparar em local seguro a arma para remover BB’s no seu interior.
3. Colocar o selector de disparo em SAFE.
4. Colocar o Tapa Chamas no Cano.
5. Retirar a bateria.
6. Colocá-la fechada na mala de transporte.


O não cumprimento destas regras, podem ocorrer lesões graves no jogador e/ou em terceiros. Podem ainda ocorrer detenções do utilizador da arma de Airsoft e apreensões das armas de Airsoft pelas autoridades policiais.


Repeti-me muito? Óptimo. Quero ver se alguém não cumpre por não saber das regras!


Quando se está na safe zone:
* Nunca andar com a arma a apontar para outros jogadores.
* Ter sempre ter a arma na posição de segurança (selector SAFE).
* Nunca ter os magazines (Lowcap ou Highcap, Realcaps ou Drum boxs) colocados na arma .
* Nunca disparar uma arma dentro da Safe Zone.
* Disparar as armas nas zona devidamente preparada para tal (carreira de tiro).
* Caso não exista carreira de tiro, falar com a organização, e escolher um local afastado da safe zone para fazê-lo.
* Fazer cumprir e cumprir integralmente todas as regras acima descritas.

Quando se está em jogo:
* Nunca tirar a protecção ocular, seja em que circunstância for.
* Caso a protecção ocular embacie ou tenha outro problema, para limpá-la fazer o seguinte:
1. Nunca tirar a protecção ocular da cara.
2. Proteger a cara e visão de encontro a um objecto de dimensões consideraveis (árvore, muro, mesmo um colega de equipa, etc)
3. Avisar caso apareça algum jogador, do procedimento que está a efectuar.
4. Depois de limpa a protecção ocular, voltar ao jogo.
* De qualquer maneira, a solução mais segura é caso a protecção ocular tenha problemas sair de jogo sempre respeitando as regras de segurança e resolver o problema na Safe-Zone.
* Um jogador é eliminado caso tenha sido atingido por uma BB no corpo (inclusive fardas, coletes, capacetes, luvas, botas, etc...) ou por rendição. Em casos que a organização de um jogo decida outro tipo de eliminação, a mesma deve ser comunicada previamente.
* Se for um impacto na arma, a mesma fica inutilizada naquele jogo, podendo o jogador recorrer a uma arma de apoio.
* Caso o jogador não tenha arma de apoio, o mesmo deve proceder das seguintes maneiras:
1. Usar uma arma de um colega que ainda esteja em campo.
2. Continuar a jogar sem arma, tentando cumprir algum objectivo, sabendo dos riscos que corre ao não ter como se defender.
3. Regressar à safe zone para poder efectuar respawn (caso haja) ou esperar pelo próximo jogo.

* Caso um jogador tenha sido eliminado, deve proceder da seguinte maneira:
1. Gritar a palavra "MORTO!" de modo que os restantes adversários não disparem mais na sua direcção.
2. Caso o jogador tenha sido eliminado por outro que se encontra numa situação de não ter sido descoberto, o eliminado tenha a decência e sensatez de sair de jogo sem gritar morto de modo a não denunciar o atacante.
3. Isto acontece por exemplo, quando um jogador fez uma progressão "Stealth", ou que esteja escondido bem camuflado, ou que tenha aparecido pelas costas da equipa adversária.
4. Há que dar a hipótese do jogador continuar o excelente jogo e não denuncia-lo de forma abusiva!
5. Nestes casos o jogador eliminado deve sair do local com a arma sobre a cabeça, e só depois de se afastar do local é que deve avisar à passagem para a safe-zone de que está eliminado.
6. Nunca retirar a protecção ocular, até chegar à Safe Zone.
7. Colocar a arma em segurança (SAFE).
8. Tirar os magazines da arma. Assim os jogadores adversários podem comprovar que a não está pronta a disparar não disparando contra o jogador eliminado!
9. Colocar a arma acima da cabeça e à passagem para a Safe Zone comunicar em voz alta que está "MORTO!"
Na safe zone, proceder ás regras de segurança e nessa altura pode-se retirar a protecção ocular.
No caso de um jogador seja eliminado por RENDIÇÃO,
cumpre as regras de eliminação como se fosse pelo impacto de uma BB.

A RENDIÇÃO:
* É obrigatória. O airsoft é um jogo de Honra, onde os jogadores adversários se respeitam.
* É um modo de um jogador render outro eliminando-o sem causar dor ou lesões desnecessárias.
* Ocorre quando um jogador em superioridade física ou numérica, encontra um jogador a menos de 5 metros em posição de desvantagem. (atrás de uma arvore, muro, obstáculo, dentro de uma sala quando se sabe que um disparo pode ocorrer a menos de 5 metros, jogador sem arma, a recarregar, etc...
* Não se pede Rendição a jogadores que estejam em igualdade numérica ou em superioridade física, quando se encontram a mais de 5 metros. Como exemplo, frente a frente a uns 10 metros! Aí estamos de igual para igual!
* Sejamos jogadores honrados e com cabeça e não vamos pedir rendição só por pedir.
* O jogador rendido deve de imediato actuar a decisão.

No caso da RENDIÇÃO, como se processa a eliminação:
1. O jogador que manda render, tem de estar em posição de superioridade a menos de 5 metros.
2. Para o fazer deve dizer ao adversário "RENDE-TE!".
3. De imediato o jogador em desvantagem deve dizer "MORTO!" e cumprir os procedimentos de segurança.
Se o facto de o jogador que está a ser rendido efectuar algum tipo de retaliação, tais como disparos contra o jogador que lhe pediu a rendição, o mesmo deve imediatamente ser colocado fora de jogo por não ter cumprido as regras de jogo e de honra, que se baseia este jogo que é o Airsoft.
Um disparo a curta distancia magoa, e aconselha-se disparos em SEMI
(TIRO-A-TIRO) evitando sempre a cabeça do adversário.
Usem o bom senso no decorrer dos jogos e coloquem-se sempre na posição do adversário. Se fossem vocês gostariam que tivessem essas atitudes para convosco?
Jogador eliminado não fala, logo após eliminação.
O mesmo não pode de maneira alguma prestar qualquer tipo de informações aos que ainda estão em jogo.
Caso o jogador não sinta o impacto, o que efectuou o disparo ter a certeza do impacto deve comunicar ao eliminado, pedindo para o mesmo sair de jogo.
A palavra de honra serve sempre para os dois lados!
Sejam honrados, cumpram as regras e façam-nas cumprir.
Só assim se tira o máximo proveito e partido de um excelente jogo de Airsoft.
1. Um jogador ser eliminado por ricochete.
2. Um jogador ser eliminado por contacto físico.
Vamos começar pelo primeiro ponto.
Um jogador não é eliminado por ricochete. definiu-se desde sempre no Airsoft que um jogador não pode ser eliminado por ricochete ou ficar com a arma de jogo INOP por tal disparo.
No Airsoft um jogador é eliminado por um impacto directo de uma BB!
No ponto 2, um jogador pode ser eliminado por contacto físico, mas vamos definir muito bem quando e como.

Exemplo prático:
Suponhamos que um jogador está no mato, bem escondido e camuflado. Aproxima-se um segundo outro jogador muito de perto, que não se apercebeu da presença do primeiro. Para evitar um disparo a curta distância, o 1º jogador pode aproximar-se do segundo, pedir a rendição ou apenas tocar-lhe ao de leve, dizendo a palavra "MORTO!". O 2ª jogador deve sair de imediato de jogo, por eliminação correcta. Este tipo de eliminação é permitido, mas se jogamos um jogo com armas devemos de evitar fazê-lo, até para o nosso gozo pessoal de usar uma arma de Airsoft.


ESPERO QUE TENTEM NO MÍNIMO CUMPRILAS, SE NÃO PODEM SAIR PREJUDICADOS.

AS MULTAS VARIAM ENTRE 600€ A 6000€.

Nuncam devem fazer o seguinte:
Apontar uma arma de Airsoft a uma pessoa não pertencente ao jogo.
Apontar uma arma de Airsoft a agentes de autoridades. Eles estão treinados para responder ao perigo que representa alguém apontar uma arma.
Ninguém é obrigado a saber que uma arma de airsoft é não letal! Tenham atênção a isto!
Não andem com as armas na via pública.
Nunca usem as armas de Airsoft para outros fins que não jogar Airsoft.
Não disparem contra animais, ou propriedade privada.
Não fujam ás autoridades caso sejam interpelados pelas mesmas caso estejam com armas de Airsoft em jogo ou fora dele.
Sempre que puderem façam passar a palavra a outros jogadores. O não cumprimento destas regras, pode levar á detenção e em casos extremos á morte ou causar ferimentos em portadores de armas de Airsoft!
Sejam honrados e pratiquem airsoft com segurança e cumpram e façam cumprir a legalidade das regras deste jogo que tanto gostamos de praticar.

Fica aqui mais um artigo para os Rookies e não só terem noções de como proceder no manuseamento de armas de Airsoft.
* O manuseamento de um arma de airsoft deve ser apenas feito num campo de jogos, por jogadores maiores de 18 anos.
* Disparos acidentais e manuseamento incorrecto da armas de Airsoft, podem causar lesões graves a nível do globo ocular ou a nível da epiderme (pele).
* Quando se dispara uma arma de Airsoft contra um alvo ou em jogo, TODOS os jogadores são obrigados a usar protecção ocular (óculos balísticos ou similares mas sempre aprovados e testados para tal).
* Tomar sempre atenção aos ricochete. Podem existir pessoas exteriores ao jogo sem protecção ocular.
* Nunca apontar uma arma de Airsoft a uma pessoa (excepto se for no decorrer de um jogo) ou animal.
* O uso de uma arma de Airsoft na via pública, mesmo que seja por brincadeira com amigos, dá direito a detenção policial e apreensão da arma de Airsoft e processo judicial.
* Na via pública, o simples facto de usar um arma de Airsoft, o utilizador pode ser detido por posse e uso de arma (mesmo sendo não letal. As autoridades não o sabem).
* Podem ainda acontecer queixas nas autoridades por danificar bens na via pública e causar pânico a terceiros, BEM COMO DAR UMA PÉSSIMA IMAGEM DO AIRSOFT.
* Nunca olhem directamente no cano da arma de Airsoft.
* Olhar através do cano de uma arma de Airsoft pode ser extremamente perigoso. Pode estar no mecanismo interno de arma de Airsoft, BB’s, que podem ser disparadas acidentalmente se premido o gatilho de disparo da arma de Airsoft, causando lesões graves no globo ocular.
* Usar sempre que fornecido pelo fabricante, o TAPA-CHAMAS VERMELHO, na saída do cano da arma de Airsoft.
* Este tapa chamas não substitui a pintura exigida pela lei 05/2006 de cor vermelho ou amarelo fluorescente.
* O tapa chamas é apenas para segurança pessoal e de terceiros para evitar disparos acidentais.
* Nunca premir o gatilho com o Tapa-Chamas colocado.
* Disparos acidentais podem ser extremamente perigosos. Nunca coloquem o dedo no gatilho, a não ser que estejam em jogo e só em "combate" durante o jogo.
* Sempre que manusear uma arma de Airsoft quando não seja em jogo, nunca a aponte para uma pessoa ou animal. Podem ocorrer disparos acidentais e os mesmos causar lesões graves.
* Quando dispararem um arma de Airsoft contra um alvo, escolham um sitio seguro para o fazer. Evitem locais onde pessoas e/ou viaturas que nada tenham haver com os jogos possam circular.
* Tenham a certeza absoluta ao usar um arma de Airsoft, de conhecerem profundamente o seu funcionamento correcto.
* Aquando do transporte de uma arma de Airsoft, tenham atenção ao seu acondicionamento. Transportem-na sempre numa mala própria para o efeito. Nunca a transportem mostrando-a terceiros.
* Guardem sempre as armas de Airsoft em locais seguros, onde crianças não tenham acesso ás mesmas. Coloquem-nas sempre em SAFE, sem o mag colocado e as baterias ligadas ao mecanismo de disparo. Uma criança não sabe o que é uma arma de Airsoft e se estas regras não forem seguídas rigidamente, podem resultar em lesões graves na criança.
* Depois de usarem uma arma de Airsoft, retirem o carregador, e disparem no local próprio a arma, a fim de remover BB’s que ainda se possam encontrar no mecanismo interno da arma de Airsoft.
* Na SAFE ZONE nunca andem com o dedo no gatilho, ou no selector de segurança da arma de Airsoft. Podem ocorrer disparos acidentais numa zona onde NUNCA se deve disparar e onde os jogadores não andam com protecção ocular colocada.

Fica aqui um post para todos os jogadores Rookies (novatos) e todos os outros com experiência, de como proceder fora e dentro de jogos de Airsoft.
Nas nossas deslocações para os jogos de airsoft e no decorrer do mesmo, podemos ser interpelados pelas autoridades policiais ou numa operação STOP de rotina ou para averiguações!
Não se esqueçam que com a nova lei 05/2006, devemos estar inscritos numa federação, ter a arma parcialmente pintada de vermelho ou amarelo fluorescente e sermos maiores de 18 anos.
Devemos sempre transportar as armas de jogo nas malas próprias, e se possivel fechadas.
As armas não devem ser transportadas municiadas ou com baterias no seu interiror.
Nestes casos um jogador de Airsoft portador de uma ou várias armas de jogo deve de imediato proceder da seguinte forma:

Operação STOP com viatura.
Como já disse acima, as armas de jogo devem ser sempre transportadas dentro de caixas próprias (se possivel caixas que se vendem para transporte de armas), não municiadas e sem os mags enfiados no sistema de alimentação de BB's e baterias fora da arma.
Quando forem mandados parar, informem de imediato as autoridades que transportam a arma para fins de um jogo.
Se não comunicarem ás autoridades do transporte das armas, e se posteriormente as autoridades as descobrirem no carro, podem alegar que ao não informarem poderiam estar de má fé a esconder algo.
Tenham presente o vosso cartão de jogador federado, fornecido pelas federações onde estiverem inscritos. Caso tenham hipotese, tentem têrpresente cópia do Diário de República onde está a lei 05/2006.
Expliquem ás autoridades para que servem e seu funcionamento, deixando sempre ser o agente a manusear a arma.
Nunca empunhem vocês as armas junto dos agentes de autoridades.
Não inventem nada nem entrem em desculpas esfarrapadas.
Não têmos nada a esconder e só com bom senso e explicando correctamente é que damos uma imagem de legalidade!

Em terreno de jogo:
Os jogos devem sempre ser feitos em terrenos próprios e privados se possivel, afastados da via pública ou de habitações!
Os legitimos propriêtários devem sempre autorizar o jogo no terreno deles.
As autoridades locais devem estar ao corrente dos jogos. Um convite para as autoridades irem ver o que é o jogo, é bastante aconselhável!
Caso durante um jogo esteja em terreno uma ou várias pessoas não pertencentes ao jogo, devem de imediato parar o jogo, deslocando-se ás mesmas se possivel sem arma ou então com ela para baixo e explicar o que é aquela actividade.
Se possivel devem escoltar as pessoas para fora do jogo!

Em terreno de jogo perante uma autoridade:
Caso apareçam autoridades policiais e que os mesmos vos interpelem, devem de imediato proceder da seguinte maneira...
Colocar a arma no chão, afastando-se dela.
Com calma explicar aos agentes que é uma arma de jogo não letal.
Deixar sempre os agentes manusearem a arma para que sejam eles a tirarem as suas próprias conclusões.
Após a explicação devem fazer uma demostração do funcionamento da arma e de jogo.
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